Conselho Municipal de Turismo realiza citytour em Tubarão
Foi realizado na última terça-feira (25), pelos integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Tubarão (Comtur), um citytour pelo município. O propósito da visita aos pontos turísticos foi para entender como os turistas veem a cidade. A partir do olhar do turista, o grupo pode definir melhorias, trazer inspirações e novas referências.
Entre os pontos visitados, esteve o Museu Ferroviário, localizado no bairro Oficinas. Criado em 1997 para preservar a história da estrada de ferro Donna Tereza Christina, inaugurada em 1° de setembro de 1884, e determinante para o crescimento e desenvolvimento de Tubarão. O museu possui no acervo 40 mil itens, entre documentos, utensílios, locomotivas a vapor, um estojo de canetas utilizado por Dom Pedro II entre outros itens. O Museu Ferroviário promove periodicamente o passeio “Trem da História”, que passa pelos municípios de Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Urussanga, em máquinas a vapor, popularmente conhecida por “Maria Fumaça”.
Também no bairro Oficinas, foi visitado a Igreja Matriz São José Operário, cujo interior conta com pinturas feitas por Willy Zumblick, que retratam a Via Sacra, além de outros painéis.
Pelo centro, a visita foi no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, localizado na Praça Walter Zumblick, que abriga o Museu e a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. O museu também conta com uma exposição permanente de fotos da enchente de 1974. A Casa Huberto Rohden (Palacete Cabral), conhecida como Casa da Cidade foi foco das visitações, construída em 1897 para uso residencial da família do Coronel João Cabral de Mello, prefeito de Tubarão entre 1890 e 1910. Ao longo dos anos, o prédio já abrigou órgãos públicos e até mesmo a prefeitura. A arquitetura segue o estilo neoclássico, lembrando as antigas casas portuguesas. Em 1984, o local foi restaurado e tombado como patrimônio histórico e cultural do município, recebendo o nome “Casa Huberto Rohden”, homenageando o filósofo tubaronense de mesmo nome.
Huberto nasceu em 31 de dezembro de 1893, no distrito de São Ludgero, pertencente a Tubarão. Atualmente o local abriga a Academia Tubaronense de Letras, parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Fundação Municipal de Cultura.
No interior da cidade, foram visitadas as Estâncias Termais da Guarda Margem Direita. O local fica a 10 km do centro, com acesso pavimentado as margens do Rio Tubarão. Nesta região se concentram hotéis, banhos termais, restaurantes, tratamentos com lama medicinal, piscinas, área para prática de esportes, passeios a cavalo e parque aquático. Um dos principais atrativos fica por conta da água, com utilidade terapêutica, que sai da fonte a 37°, e é considerada a segunda água mais radiotiva do Brasil.
O Comtur ressalta o potencial de Tubarão e o compromisso com o turismo local, fazendo com que os tubaronenses visualizem tudo que o município pode apresentar aos visitantes.