Cultura recebe projeto de mostra sobre a imigração italiana na região

Carlos Zamparetti e Paulo Garcia, presidente e vice da Fundação Municipal de Cultura, estiveram reunidos com Sheila Felipe, assessora de comunicação da Prefeitura Municipal de Pedras Grandes e o professor Adilson Adriano Antunes, da Escola Professor João Batista Becker, também daquele município nesta quinta-feira (25).

 

 

Segundo ambos, foi percebido pelo município e pela escola a importância de levar aos alunos o conhecimento do processo de ocupação no território sul catarinense a partir da Colônia Azambuja. “Fomos em busca deste farto acervo documental, fotográfico e material existente na atual comunidade de Azambuja e nos surpreendemos com a quantidade e qualidade daquilo que foi encontrado com os descendentes das famílias originárias da Itália”, relatou o professor Adilson.

 

 

Com o material recebido, foi montada uma mostra sobre os “145 anos de história da chegada dos imigrantes italianos em Azambuja, Pedras Grandes” e este foi o motivo da reunião realizada nesta quinta-feira (25) na Fundação Municipal de Cultura, onde ficou acordado que entre os dias 18 e 25 de novembro será realizada uma exposição deste acervo no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick.

 

 

Para Carlos Zamparetti, que também é um dos remanescentes das famílias originárias italianas na região, a exposição, que será divulgada posteriormente, é importante na medida em que permitirá os jovens analisar e reconhecer a influência italiana em muitas das manifestações artísticas e culturais de nossa gente.