Violência psicológica contra a mulher é tema de seminário
A violência psicológica contra a mulher, consequências, políticas de combate e alternativas de enfrentamento a esse problema foi tema de um seminário realizado, nesta terça-feira (16), no Salão Nobre da UniSul. O evento é uma iniciativa da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Tubarão (DPCAMI) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher como parte da programação do Agosto Lilás.
A abertura do seminário foi feita pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Econômico André Fretta May. O prefeito Joares Ponticelli foi representado pela chefe de Gabinete Kércia Cardoso Menegaz.
“Sempre que uma mulher é atacada, agredida ou assediada é como se atingisse a todas nós, por isso é importante discutir sempre esse tema para buscar as soluções para as vítimas”, destacou Kércia.
O Agosto Lilás é uma campanha nacional que visa chamar a atenção para o enfrentamento à violência doméstica, por meio de ações sociais de combate à violência contra a mulher, trazendo visibilidade ao tema. A campanha foi criada em 2016, pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e instituída como Lei Estadual n° 4.969/2016 em 22 municípios sul-mato-grossenses. Desde então, vários outros estados no Brasil têm aderido, sendo um dos principais objetivos divulgar a Lei Maria da Penha.