Desfile de 7 de Setembro será realizado na avenida Afonso Pena, ao lado da Arena Multiuso
Evento que reúne milhares de famílias, o desfile cívico de 7 de Setembro voltará a ser realizado depois de dois anos com duas novidades para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. As apresentações acontecerão na Avenida Afonso Pena, ao lado da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, e terão como destaque a passagem de um veículo de combate blindado do Exército, situações que foram apresentadas nesta sexta-feira (22) em entrevista coletiva na prefeitura.
A mudança do local do desfile, que não aconteceu em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19, foi sacramentada nesta semana pela comissão de organização do evento, formada por gestores da Fundação Municipal de Educação e outras secretarias e também integrantes das forças de segurança do município. A iniciativa de levar o desfile para junto da Arena Multiuso e Praça do Avião partiu do prefeito Joares Ponticelli e do capitão Fernando Fracalossi Schramm, comandante da 14ª Companhia de Engenharia de Combate, motivados pelo movimento natural dos últimos anos que encaminha os eventos e festas populares para essa área.
“O desfile de 7 de Setembro é um dos maiores eventos de nossa cidade, o tubaronense gosta de prestigiar a passagem das escolas, das forças de segurança e inúmeras entidades. Só que o desfile cresceu muito, são milhares de pessoas que vão todos os anos para a avenida Marcolino Martins Cabral e notamos que esse público já não tinha a comodidade que gostaríamos, por isso a mudança para o entorno da Arena. Além disso, o desfile do blindado do Exército, por questões operacionais e de segurança do público, não seria possível na Marcolino”, destacou o prefeito.
Os integrantes da comissão organizadora passaram as últimas semanas analisando diversas possibilidades e considerando vários cenários até chegar ao modelo final dessa nova fase do desfile cívico, que vai iniciar na rotatória da avenida Afonso Pena com a rua Geraldino da Silva Barreiros e seguirá em direção à rua Manaus (da entrada do bairro Recife em direção ao Farol Shopping).
A arquibancada, com capacidade para centena de pessoas, ficará na pista no lado do estacionamento. O palanque oficial estará no lado oposto e grades de segurança formarão o corredor do desfile. A imprensa terá duas tendas em frente ao palanque para a cobertura do evento, o estacionamento da arena estará aberto ao público e haverá banheiros químicos.
“Já são dois anos sem o desfile, as pessoas estão ansiosas para rever esse evento. Haverá mais comodidade, será menos cansativo porque o encerramento está previsto para o meio-dia e teremos o blindado do Exército como atração. Será o desfile dos desfiles”, comentou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva.
A logística do desfile
Trajeto: da rotatória da avenida Afonso Pena e rua Geraldino da Silva Barreiros (entrada do bairro Recife) em direção à rua Manaus, uma extensão de 290 metros.
Concentração das escolas e entidades que participarão do desfile: rua Washington Luís (via de acesso à quadra da Arena)
Concentração dos veículos motorizados: ao longo da rua Geraldino da Silva Barreiros e terrenos baldios das imediações até a rua São Luís.
Dispersão do desfile: na rotatória da rua Manaus, seguindo pela avenida Afonso Pena e ruas adjacentes.
Cadastramento para participar do desfile
Nos próximos dias a Fundação Municipal de Educação vai anunciar como as entidades ou grupos poderão fazer para participar do desfile. Será disponibilizado um formulário com o regulamento do evento.