Projeto de licenciamento ambiental é iniciado

A partir da ciência de que um terreno de propriedade do município de Tubarão localizado no bairro São João estava sendo usado como lixão clandestino, a prefeitura, através da secretaria de Infraestrutura, lacrou o local no início deste ano.

Nesta segunda-feira (30), o secretário Ismael Medeiros e engenheiros das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo da prefeitura, estiveram reunidos com o diretor do Centro Tecnológico (Centec) da Unisul Rafael Meyer e técnicos de química e agronomia da universidade visitando o terreno que passa por ajustes ambientais.

A partir desta visita, a secretaria de Infraestrutura em parceria com a Unisul iniciou os estudos para o licenciamento ambiental com base do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). “O licenciamento e a realização destes estudos técnicos será mais um passo para o melhoramento das questões ambientais do município”, afirma o secretário de Infraestrutura, Ismael Medeiros.

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) consiste em um conjunto de atividades a serem executadas com a finalidade de recuperar a cobertura vegetal da área degradada. Seu objetivo principal é a recuperação do ambiente garantindo a proteção do solo contra processos erosivos e carregamento de partículas acarretando o assoreamento de rios e córregos.

Futuramente, o terreno de 70 mil m² receberá um condomínio empresarial que abrigará cerca de 23 empresas, uma creche e um posto de saúde. “Esta região se tornará uma área empresarial para que os empresários locais possam expandir seus negócios, sendo assim, gerando mais empregos aos tubaronenses”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Clair Teixeira.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT