Julho Amarelo: teste rápido para diagnosticar hepatite será ofertado neste sábado (9)

Neste sábado (9), a equipe do Centro de Atendimento Especializado em Saúde, da Fundação Municipal de Saúde, participará Dia D, no ônibus do programa Saúde Mais Perto de você. A população poderá realizar teste rápido para diagnóstico de hepatite, como parte da programação do Julho Amarelo – mês da luta contra as hepatites virais.

 

 

 

Instituída pela Lei n° 13.802/2019, o Julho Amarelo tem como objetivo alertar, conscientizar e prevenir os diferentes tipos de hepatites virais, que ocorrem por conta de uma inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

 

 

 

Os sintomas mais comuns da doença são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Entretanto, é importante destacar que nem sempre a disfunção apresenta sintomas.

 

 

 

São tipos de hepatites virais:

 

Hepatite A: está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha.

Hepatite B: atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo.

Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.

Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D, ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E, e transmitida por via digestiva. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

 

 

 

As vacinas são as principais formas de prevenção contra as hepatites A e B, e estão inclusas no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar, que além da imunização, há outras formas de prevenção como usar preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de objetos como lâminas, alicates de unhas e seringas, além da higienização correta dos alimentos.

 

 

 

Serviço:

– Programa Saúde Mais Perto de Você.

– Sábado, 8 de julho.

– Praça Orlando Francalacci, na rua Lauro Müller.

– Das 9 às 16 horas.

– Vacinas obrigatórias para crianças e adolescentes, vacinas de rotina para adultos e idosos e as doses das campanhas contra Covid-19 e Influenza.

– Teste para diagnóstico de hepatite, IST e Covid-19.