Liberada a lista de ruas cujos moradores serão contemplados com saques do FGTS em virtude de chuvas
A Caixa Econômica Federal divulgou a relação das ruas nos bairros cujos moradores foram atingidos pela enchente do Rio Tubarão, consequência das chuvas registradas no início do mês de maio e que, por isso, terão acesso aos seus saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Ao todo, 118 ruas foram contempladas, em um total de 19 bairros, inclusas as zonas urbana e rural.
Os beneficiados devem, entretanto, ficar atentos a algumas regras que precisam ser obedecidas para o saque do recurso.
Por exemplo, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
É importante ressaltar que caso seu nome não esteja na lista, você deve abrir um protocolo no Facilita Tubarão, juntando fotos e comprovante de residência (com emissão entre 04/01 à 03/05/2022). Quando este protocolo chegar à Defesa Civil, será feita uma conferência e uma vistoria nos locais indicados. De acordo com o que fiicou acertado com a Caixa, em meados de julho será enviada uma nova relação com a inclusão destas ruas e números de residências, de forma complementar. Porém, se a rua estiver em bairros não inseridos no FIDE (Formulário de Informações de Desastre) a Caixa não irá aceitar, fique atento!
A comprovação de propriedade do imóvel atingido, junto à Caixa, será de responsabilidade do solicitante, o que poderá gerar alguns indeferimentos de pedidos.
Saque 100% digital — App FGTS
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:
• Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
• Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
• Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
• O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação
• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
• Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.
A relação completa das ruas beneficiadas está disponível no anexo.
* Com informações da Caixa Econômica Federal