Semana da Etnia Italiana ocorre até próxima terça-feira (7)
Em uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura, a Secretaria Nacional da AIM no Brasil o Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região (Codatur) e a Associação Internazionale Trevisani nel Mondo (AITM) – ocorre entre até a próxima terça-feira (7) a Semana da Etnia Italiana, em Tubarão.
Instituída pela Lei nº 3361, de 29 de outubro de 2009, estabelece que a programação da Semana da Etnia será coordenada pelo Poder Público Municipal e entidades organizadas envolvidas com a comunidade italiana de nossa cidade.
A semana objetiva, entre outras atividades culturais, a possibilidade de serem ampliadas as discussões e debates nas escolas públicas da rede municipal de ensino, incluindo o ensino relativo à participação dos italianos na formação sociocultural brasileira; o levantamento da literatura sobre o assunto nas bibliotecas das escolas municipais, objetivando suprir a possível carência da bibliografia; a realização de encontros, debates e seminários com o professores das escolas municipais a fim de qualificar o professor para prática em sala de aula.
Segundo Carlos Zamparetti, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, o evento incentiva o debate na sociedade que vise a recuperação da cultura e do folclore italiano, com a realização de palestras, concursos artísticos, gastronomia e eventos sociais.
Fabiola Cechinel, secretária Nacional da AIM no Brasil, presidente do CODATUR – Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região, presidente da AITM – Associação Internazionale Trevisani nel Mondo e Cavaliere della Repubblica Italiana – 2017, junto com os representantes do Poder Executivo Municipal, encaminha a programação desta semana de cultura em homenagem aos italianos de nossa cidade.
PROGRAMAÇÃO SEMANA ETNIA ITALIANA
02/06 – Quinta-feira
Temas abordados através das rádios e mídias sociais durante o dia:
Participação em emissora de rádio para falar sobre o dia 02 de junho – dia da República Italiana;
Reforçar o Concurso Literário para as escolas da Amurel, Amrec e Amesc e a Formação didático cultural e histórica para professores;
Prestar informações sobre o lançamento do filme para autoridades e imprensa de Tubarão.
19:00 – Lançamento do filme Azambuja para autoridades e convidados – local sala de projeção do Centro Municipal de Cultura.
03/06 – Sexta-feira
Das 14 até as 18 horas – Apresentação do filme Azambuja para alunos das escolas – com horários previamente agendados em sessão para até 30 alunos, no período da tarde, na sala de projeção do Centro Municipal de Cultura.
20:00 – Apresentação do filme Azambuja para convidados – local sala de projeção do Centro Municipal de Cultura.
04/06 – Sábado
8:00 – Programa Italiano Tutti Buona Gente Especial da semana conduzido por Pepi Mesari, na Rádio Tubá.
05/06 – Domingo
Durante o dia – Programação durante o através das mídias sociais sobre a Italianidade e Imigração nos últimos 30 anos em Santa Catarina.
06/06 – Segunda-feira
Das 14 às 18 horas – Apresentação do filme Azambuja para alunos das escolas previamente agendadas, na sala de projeção do Centro Municipal de Cultura.
18:00 – Sessão Especial na Câmara de Vereadores – Prêmio Amadio Vettoretti
07/06 – Terça-feira
19:00 – Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick
Lançamento do livro “Colonia Azambuja”, dos escritores Eusébio Pasini Tonetto, Idemar Ghizzo e Lenir Pirola, em língua italiana e do livro “Tão fortes quanto a vontade” da escritora Nelma Baldin.
A partir das 18 horas acontece a “Primeira Serata Italiana: “Cibo e Vino, Literatura e Canzone” com apresentação do Coral Municipal sob a regência do maestro Geraldo Correa; participações das Máscaras de Veneza, de Nova Veneza – divulgando a Festa da Gastronomia Italiana; mostra literária com exposição de escritores da AJEBSC e ACATUL; exposição de artesanatos, comidas típicas na praça Walter Zumblick durante todo o dia.
Em continuidade a Semana da Etnia Italiana, nos dias 08, 09, 10, 13, 15, 20, 22, 23, 24, 27, 29 e 30 de junho, apresentação do Filme Azambuja para alunos das escolas – com horários previamente agendados em sessão para até 30 alunos, no período da tarde, na sala de projeção do Centro Municipal de Cultura.