Novo modelo de coleta seletiva é discutida por secretário na capital

O secretário de Serviços Públicos Douglas Antunes esteve, nesta segunda-feira (30), em Florianópolis, onde foi recebido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social João Batista Costa, para discutir o novo formato de coleta seletiva a ser implantado em Tubarão – Projeto Centopeia.

 

O secretário Douglas recebeu o pedido do prefeito Joares Ponticelli e do vice Caio Tokarski para que o modelo aplicado na cidade fosse redesenhado, de forma a ser mais eficiente e amplo.

 

A visita faz parte deste trabalho e o encontro serviu para encaminhar os primeiros esboços da nova proposta, de forma a se criar um programa que consiga entregar resultados produtivos a curto, médio e longo prazo.

 

Durante a conversa com o secretário estadual, foi levantada a participação das cooperativas de reciclagem, que darão suporte ao novo programa, de forma a agregar essas pessoas em trabalho social, criando um ciclo de ajuda mútua. Também foi abordada a possibilidade de a secretaria receber um veículo para ajudar neste programa.

 

No início deste mês a equipe da secretaria de Serviços Público fez uma visita técnica ao centro de reciclagem de lixo na cidade de Maracajá (SC). Na visita, foi possível identificar todo o processo realizado, desde a chegada do lixo até a venda e aproveitamento dos resíduos após os materiais passarem por todos os procedimentos necessários.

 

Projeto Centopeia – criado pela secretaria de Serviços Públicos, é a grande aposta da pasta para alavancar o Programa de Coleta Seletiva nos bairros de Tubarão. Um grupo de trabalho foi criado, com foco na inovação, objetivando atender alguns pilares do programa que envolvem demandas sociais, ecológicas e de educação. Os técnicos nomeados para o programa possuem a missão de tratar deste tema, desafiador por si só, mas necessário para o desenvolvimento de uma cidade sustentável e que proporcione qualidade de vida a seus moradores. O lançamento deve ocorrer até o fim deste semestre.