O uso de máscaras volta a ser recomendado
Diante do aumento de internações por síndromes respiratórias no estado, em sua maioria do público infantil, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina emitiu um alerta à população, onde recomenda a volta do uso de máscaras, principalmente, em locais públicos e com grande número de pessoas no mesmo ambiente.
“Com a liberação do uso de máscaras e, principalmente, na redução do número de casos do Coronavírus, as pessoas relaxaram. Além da Covid-19, existem outras doenças respiratórias que atingem a população no inverno, e o ideal seria se proteger em relação a isso. Então, temos a recomendação de que, se possível, as pessoas utilizem as máscaras”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.
Conforme dados atualizados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (24), no painel Vacinômetro SC, Tubarão está com o seguinte dados da vacinação contra Covid-19:
Primeiras doses aplicadas: 97.658 | 97,32% população vacinável | 91,76% população geral.
Esquema primário: 91.676 | 91,36% população vacinável | 86,14% população geral.
Total 1º reforço: 48.770 | 81,19% população maior de 60 anos | 57,64% população maior que 18 anos.
A vacinação está disponível:
– Primeira dose para crianças acima de 5 anos – Levar documento de identificação com foto da criança e dos pais e/ou responsável e o Cartão do SUS.
– Primeira dose para pessoas acima de 12 anos – Levar documento de identificação com foto e o Cartão do SUS. Os adolescentes que não forem se vacinar acompanhados dos pais, é necessário preencher uma declaração de autorização dos mesmos.
– Segunda dose para as pessoas que realizaram a primeira dose do laboratório Pfizer há, pelo menos, oito semanas – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;
– Segunda dose para as pessoas que se vacinaram com a primeira dose do laboratório AstraZeneca/FioCruz há, pelo menos, 8 semanas – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;
– Segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do laboratório CoronaVac/Butantan há, pelo menos, 28 dias – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;
– Dose de reforço para pessoas que realizaram a primeira dose da Janssen há, pelo menos, dois meses – Levar um documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose;
– Dose de reforço para as pessoas acima de 18 anos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, quatro meses – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores;
– Dose de reforço para imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, 28 dias – Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores.
– Segunda dose de reforço para as pessoas com 60 anos de idade ou mais e imunossuprimidos.
A população pode receber o imunizante contra o Coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina, perante agendamento prévio, na sala central da Policlínica ou também no ônibus de vacinação do programa “Saúde Mais Perto de Você”, nos locais que constam no cronograma mensal pré-definido.
O próximo boletim informativo contra a Covid-19, que agora são mensais, será dia 6 de junho e a população poderá acompanhar nos canais oficiais da prefeitura de Tubarão.