Leptospirose: como evitar a doença em períodos de chuva

Com a ocorrência das fortes chuvas na última semana, a população deve ficar atenta e reforçar os cuidados para evitar algumas doenças, como é o caso da leptospirose – doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina do rato. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tubarão, Geórgia de Oliveira, fala mais sobre o assunto e dá dicas de como evitar a contaminação.

 

O risco de contrair a leptospirose se torna ainda maior diante do acontecimento de inundações, já que a  urina do rato pode contaminar as águas de córregos, rios e lagos, por exemplo, e a água dos esgotos e bueiros se espalham com a enxurrada e a lama das enchentes que invade as casas.

A bactéria presente na urina penetra no corpo humano pela pele, principalmente, se houver algum arranhão ou ferimento, ingestão de água ou alimentos contaminados. Os animais domésticos podem também contrair leptospirose e se tornarem transmissores da Leptospira através da urina contaminada.

 

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor na panturrilha e articulações, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos. Pode ocorrer ainda o amarelamento da coloração da pele e da mucosa, além de insuficiência renal e hemorragia.

 

“Se ficar doente alguns dias após entrar em contato com águas de rio, açudes, enchente, esgoto, etc. É importante que o paciente procure imediatamente o posto de saúde mais próximo de sua casa. Deve-se também relatar ao médico o contato com água ou lama da enchente. A leptospirose é uma doença curável, e o diagnóstico e o tratamento feitos de forma rápida é o que garantirá uma boa evolução”, destaca Geórgia.

 

Em casos que o contato com a água contaminada for inevitável, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível diante dela. Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem, é necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas com água sanitária, na proporção de um litro deste produto para 1 mil litros de água. Depois, é necessário enxaguar o ambiente e objetos com água limpa. Todo o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser descartado, pois podem transmitir doenças. A água de beber deve ser fervida durante 15 minutos ou pode ser tratada com 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro.

 

É de extrema importância também, que cada cidadão mantenha a sua casa e os arredores limpos, livres de mato, entulho e lixo. Deve-se dificultar o acesso do animal para dentro de casa, fechando buracos e frestas e mantendo os alimentos em vasilhames com tampas. Uma vez instalado num determinado local, o rato começa a se reproduzir, multiplicando-se rapidamente, o que dificulta o controle do roedor, aumentando os riscos de transmitir doenças e de danos à população.