Medidas emergenciais devem diminuir alagamentos – BOLETIM 18
A prefeitura de Tubarão atuou de forma bastante intensiva, nesta quinta-feira (5), para minimizar os problemas gerados pela chuva na localidade da Madre e Margem Esquerda – Humaitá e Dehon.
Na região da Madre, o problema foi o rompimento de uma tubulação na rodovia Aggeu Medeiros. Para controlar a vazão da água, a prefeitura está colocando rochas para impedir que a água retorne para a localidade conhecida como Campo da Eira. Os trabalhos realizados em conjunto pelas secretarias de Infraestrutura e Agricultura tem a previsão de ser concluído no início da tarde desta quinta-feira (5).
Outra situação que tem preocupado bastante Prefeitura intensifica recuperação de pontos críticos de alagamentoa municipalidade é o alagamento das ruas dos bairros Humaitá de Cima e Dehon. Nas imediações do terminal rodoviário José Ghizoni está concentrado um grande volume de água, que precisará de intervenção para o escoamento.
O problema, em grande parte, foi ocasionado pela falha do motor do sistema de bombeamento. Para que o motor do equipamento possa ser substituído, foi necessário escoar a água que cobre a bomba. O escoamento iniciado nesta quinta-feira (5), vai permitir a substituição do motor emprestado pela empresa Diamante. As empresas Higienelar e Tubarão Saneamento auxiliaram no processo de escoamento da água nas imediações da bomba. A substituição do motor tem a previsão de ser concluída ainda na noite desta quinta-feira (5).
Paralelamente à troca do motor, será utilizada uma bomba agrícola acoplada a um trator, que ajudará na sucção da água. As duas medidas deverão contribuir para escoar mais rapidamente a água daquelas localidades.
O secretário de Infraestrutura, Guilherme Daunfenback, explica que a troca do motor não foi realizada anteriormente, pois o equipamento é muito específico, sendo difícil encontrar peças adequadas para substituição.
Atendimentos
Durante esta quinta-feira (6), os abrigos coordenados pela Defesa Civil receberam em torno de 200 pessoas, número bastante reduzidos, se comparado ao volume de 723 pessoas que foram atendidas ao longo da quarta-feira (5).
Catedral – 00
Escola Faustina – 00
Epagri – 18
Igrejaa Verdade que Liberta – 24
Assembleias de Deus Bairro Recife – 00
Salão Paroquial Morrotes – 100
Arena Multiuso – 40
João 3:16 – 19
Nível do rio
Após permanecer na cota de 7 metros, durante toda a madrugada de quarta-feira (4), o nível do rio Tubarão começou a baixar a partir das 8 horas da manhã desta quinta-feira (5). Às 17h30, o nível estava em 5,55 metros. Confira a evolução na tabela anexa.