FMDS arrecada mantimentos para doação aos desalojados – Boletim 7
A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) iniciou a arrecadação de produtos para serem destinados às famílias que por ventura precisem ser acolhidas nos abrigos da cidade. Podem ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, fraldas descartáveis infantis de qualquer tamanho, roupas de cama diversas, em especial cobertores, edredons, lençóis, travesseiros, toalhas de banho e de rosto e até mesmo colchões. Quem puder fazer estas doações basta entrar em contato com a fundação que uma equipe irá até o local pegar estes materiais, ou ainda entregá-los diretamente na sede da entidade, localizada na Rua São Manoel, na Casa da Cidadania. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3906-1037 ou 3906-1036.
TRANSTORNOS
Novos problemas surgem em virtude das chuvas que insistem em cais na cidade. A bomba localizada próxima à antiga SDR, na Avenida José Acácio Moreira, parou de funcionar e o reparo deve ser problemático. É possível que a via deva ser interditada na área atrás do Terminal Urbano de Passageiros da Margem Esquerda.
Na rua João Tramotin, no KM 60, a água invadiu casas, e os moradores solicitaram ajuda. Equipes da Defesa Civil já se dirigiram ao local. A Guarda Municipal também já está na localidade, juntamente com máquinas da Infraestrutura para um trabalho de corte de uma árvore, o que facilitará o escoamento das águas e a liberação da via.
Em virtude dessa intensa movimentação e dos riscos que a queda de árvores, fiação elétrica, galhos e outros detritos podem trazer as equipes de segurança pedem aos moradores que não permaneçam nas avenidas beira-rio, na passarela e nas pontes.
Na ponte Manoel Alves dos Santos (Morrotes) uma árvore caiu em cima da pista, mas foi rapidamente retirada, sem causar maiores danos. No entanto, o cuidado tem que ser redobrado por quem transita nas ruas da cidade neste momento.
Na Avenida Marechal Deodoro, outra árvore caiu na pista. Ainda na beira rio, um ponto de ônibus foi também atingido por uma árvore.
Por tudo isso, se puder, o indicado é ficar em casa.
EDUCAÇÃO
A Fundação Municipal de Educação informa que na quinta-feira (5) as aulas continuam suspensas nas unidades escolares da rede municipal de Ensino, uma vez que o dia será dedicado a reparos e limpeza, para o retorno das aulas previsto para sexta-feira (6), exceto nas escolas que permanecerem servindo como abrigo ou cujos reparos não forem concluídos.
As escolas estaduais e privadas têm autonomia para tomar as decisões que considerarem adequadas com relação ao retorno das aulas nas suas respectivas unidades escolares.
Em tempo, a Unisul informou que suspendeu as aulas presenciais nestes dias 4 e 5, transferindo-as para a modalidade online, e colocou suas estruturas físicas à disposição da prefeitura e da comunidade para servir de abrigo e apoio à população que eventualmente precise.
O Colégio São José anunciou que o período matutino nesta quinta-feira (5) seguirá com as aulas suspensas. No período da tarde, a escola emitirá um novo comunicado aos pais de seus alunos.