Aulas são suspensas por causa das chuvas; confira balanço da manhã desta terça-feira (3)

Com um esquema de plantão e de monitoramento da situação das chuvas que caem na cidade desde o último domingo (1º), aliada à previsão de altos volumes até esta quinta-feira (5) em virtude da formação de um ciclone extratropical na altura de Santa Catarina, a coordenadoria de Proteção e Defesa Civil conseguiu manter a manhã desta terça-feira (3) sob controle.

 


Na área da Educação, nesta manhã, 26 unidades escolares apresentaram dificuldade de acesso. No entanto, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva, não existem alunos ou crianças em nenhuma delas, apesar de estarem funcionando em esquema de plantão na Educação Infantil. No caso das Escolas Fundamentais (EMEB) os alunos já não estariam nas unidades, pois acontecem nesta data reuniões de Conselho de Classe, que estão mantidas. E no final da manhã, a Fundação decidiu pela suspensão total das aulas no período vespertino, nesta terça-feira (3). Contudo, nas escolas de Educação Fundamental que estão realizando o Conselho de Classe, será mantida a atividade com os professores. No final da tarde, será emitido um novo comunicado da FME sobre as aulas de quarta-feira (4). No caso das escolas particulares, cada uma tomará sua decisão de acordo com suas realidades, e qualquer medida delas serão comunicadas aos pais de seus alunos.

 


Na área da Saúde, foram tomadas algumas decisões, da mesma forma, como a suspensão do ônibus do Programa “Saúde Mais Perto de Você” nestas terça e quarta-feira, e o fechamento das Unidades Básicas de Saúde do Centro/Vila Moema, Sertão dos Corrêa e Bom Pastor na tarde desta terça-feira (3). Por sua vez, a UBS da Guarda Margem Esquerda estará aberta, porém sem médico e dentista – há vacinação contra a Influenza.

 


O Facilita Tubarão funciona normalmente no período da tarde. A Diocese de Tubarão, ainda, emitiu um comunicado onde suspende as atividades das escolas diocesanas na noite desta terça-feira (3).

 


Na Estrada Geral do Sombrio houve um deslizamento de terra que fez o trânsito circular em meia pista. Agora no início da tarde, a via foi liberada.

 


Outra importante informação diz respeito ao Rio Tubarão, que encontra-se, no Centro, a 3,30 metros acima do seu nível normal, porém com boa vazão. Nas partes baixas, no entanto, como na comunidade do Rio do Pouso, a estação da Epagri registrou, às 11 horas, uma elevação de 5,81 metros, o que causou pequenos deslizamentos e alguns alagamentos. É esperado, portanto, um aumento do nível na região central, porém, ressalta-se, o estado de emergência em relação ao Rio Tubarão acontece quando este alcança cinco metros acima do nível no Centro.

 


O estado de alerta prossegue, e a população deve ficar atenta às informações oficiais que são disponibilizadas nos canais da prefeitura. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Anderson Cardoso, o volume de chuva pode passar de 300 milímetros, superando o esperado para o todo o mês. “Após a chuva, teremos um declínio de temperatura”, informa. As rajadas de vento podem atingir até 70 quilômetros por hora (km/h). Conforme a Epagri/Ciram, nesta terça-feira (3) poderá haver raios, chuva moderada para forte, e rajadas de vento de até 80 km/h. A temperatura máxima oscila entre 16°C e 17°C.

 


Em caso de emergência, a coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, em regime de plantão, atende pelo telefone 199.