Defesa Civil de Tubarão entra em estado de alerta em razão das chuvas previstas para os próximos dias

A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão participou nesta segunda-feira (2) de uma reunião com entidades da segurança da cidade, incluindo Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil e Exército, que receberam da Defesa Civil do estado uma explanação sobre os eventos climáticos que devem atingir a região, o que já pode ser visto na cidade desde este domingo (1º), assim como as previsões que apontam um agravamento do cenário em virtude da formação de um ciclone extratropical, o que pode trazer algo em torno de 300 milímetros (mm) de chuva até esta quinta-feira (5).

 

A situação pode ficar ainda mais séria entre quarta e quinta-feira, em virtude da subida da maré ocasionada pelos fortes ventos previstos para este período o que, aliado ao grande volume de chuvas, pode trazer problemas à cidade em razão de alagamentos e até mesmo um possível extravasamento do Rio Tubarão, em alguns pontos.

 

Uma família da cidade, inclusive, foi desalojada por causa da chuva, em virtude de um deslizamento de terra em uma construção que ocasionou um buraco embaixo da residência. A família está abrigada em local seguro.

 

À população, cabe ficar atenta a situações de alagamentos, de deslizamentos ou de outros transtornos ocasionados pelas condições climáticas, e, neste caso, acionar a Defesa Civil, que já se encontra em regime de plantão, através do número 199.

 

Um gabinete de crise deve ser formado nesta terça-feira (3) para cuidar exclusivamente do monitoramento da situação como um todo, e, a partir daí, tomar as decisões necessárias e cabíveis ao bem-estar e à segurança da população. “Em Tubarão, nossa preocupação maior, neste momento, é com possíveis alagamentos, possível extravasamento do Rio Tubarão pelo excesso de chuva, algo em torno de 300 mm em pouco tempo, e por isso pedimos que a população, se possível, e quem pode, que fique em casa, para que nós possamos realizar os serviços de resgate quando necessário, da mesma forma desaconselhamos a navegação no mar nestes dias; pedimos à população que tome todas as precauções possíveis e, em caso de emergência, nos ligue no telefone 199”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Tubarão, Coronel Djalma Alves.