FMDS realiza reunião com o Comitê da Escuta Especializada
A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), realizou, na terça-feira (15), uma reunião com os membros do Comitê da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes, Vítimas ou Testemunhas de Violência que será implantado no município. Participaram profissionais que atuam nas fundações de Cultura, de Esporte, de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social.
A reunião teve como objetivo a construção do fluxo de atendimento e ou acompanhamento e encaminhamentos da Escuta Especializada, para que toda a rede de atendimento utilize na escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de violência.
A Escuta Especializada tem como objetivo a garantia de atendimento humanizado e no tempo exato à necessidade das crianças e adolescentes, vitimadas ou testemunha de violência, além de reforçar as responsabilidades dos diferentes órgãos públicos, organizações sociais e agentes públicos, conforme previsto na Lei Federal n° 13431/2017.
O fluxo da Escuta Especializada também objetiva oferecer subsídios aos profissionais que atuam na assistência às vítimas de violência, nos diferentes serviços públicos e privados do município, a fim de oferecerem acolhimento e escuta qualificada, promovendo os encaminhamentos necessários com segurança e eficácia, evitando assim que novos danos sejam causados.