Missão tubaronense conhece inovações de agricultura, tratamento de esgoto e soluções de tecnologia em Israel

A missão tubaronense que está em Israel teve neste domingo (13), primeiro dia da semana no país, uma extensa agenda de compromissos para conhecer inovações na área da agricultura, tratamento de esgoto e soluções de tecnologia que podem ser aplicadas nos mais diferentes sistemas integrados da administração público.

 

Conforme o roteiro, o grupo visitou a empresa Seakura (produção de algas) e Home Biogás, depois Centro de Inovação de Hefer Valley em Kfar VitKin e por fim assistiu à uma conferência sobre inovação. A produção de algas em cativeiro, primeiro compromisso do dia, despertou as atenções dos integrantes da Epagri e do gerente de Agricultura Daniel Bitencourt para uma série de propostas.

 

A visita a uma empresa que atua na geração de gás a partir do aproveitamento de resíduos de alimentos de resíduos humanos e de animais chamou a atenção do prefeito Joares Ponticelli.

 

“É um processo muito interessante essa geração de biogás, pois além da redução de custos e de poluentes, essa tecnologia é implantada em escolas ou locais que não tem coleta e tratamento de esgoto. Para o nosso caso, em Tubarão, seria uma alternativa para aplicar nas áreas sem cobertura da concessionária do serviço”, comentou o prefeito.

 

A visita ao Centro de Inovação de Hefer Valley também surpreendeu, já que Tubarão tem um Centro de Inovação praticamente concluído e pronto para entrar em operação e o município aposta bastante nessa área para o desenvolvimento do município a curto e longo prazo. Nessa agenda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia Giovani Bernardo e demais membros da missão tubaronense conheceram soluções de sistemas integrados de informações de segurança, iluminação pública, trânsito, mobilidade e demais serviços públicos.

 

“Fiquei feliz nessa visita pois a concepção do nosso Centro de Inovação está nessa direção, de fomentar e atrair startups, estimular e apoiar o crescimento. O modelo de governança que queremos implantar no nosso Centro é muito semelhante ao que está sendo implementado e apresentando excelentes resultados aqui, além da cooperação internacional que é um dos focos deles e nos foi colocada toda essa estrutura à disposição. Outra visita interessante foi em uma academia que é uma grande estimuladora e geradora de startups. Ali, através da Unisul, vamos realizar parcerias para fomentar o desenvolvimento de startups e projetos e conclusão de cursos, com parceria no sentido de mentores daqui poderem atuar e apoiar os nossos projetos em Tubarão”, ressaltou Joares.

 

Sobre alternativas e possibilidades de parcerias, na próxima quinta-feira (17) a missão tubaronense fará assinatura de um termo de fomento. O documento vai conciliar cada vez mais o projeto de cidades-irmãs entre Tubarão e Hefer Valley e a abertura de novas perspectivas que esse termo vai gerar para Tubarão e Santa Catarina.

 

Nesta segunda-feira (14), a missão tubaronense será recebida na Presidência do Estado de Israel