Em audiência pública, Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão é lançado

As soluções para os problemas de mobilidade urbana do município e encaminhamentos para que a cidade possa ter, no futuro, uma relação mais harmoniosa entre veículos, pedestres, ciclistas e cadeirantes, começaram a ser preparadas, nesta segunda-feira (7), na audiência pública para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão. Essa espécie de “guia” será elaborado pela Tecnotran Engenheiros Consultores LTDA, de Belo Horizonte, e entregue à prefeitura para ser aplicado a partir 2023.

 

As etapas do trabalho foram apresentadas pelo engenheiro Ricardo Mendanha Ladeira, coordenador técnico da empresa mineira que venceu o processo de licitação. Representantes de diversos setores da sociedade compareceram à audiência pública, no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, para entender melhor o processo e fazer questionamentos ao final da apresentação.

 

O plano será dividido em seis etapas: plano de trabalho e plano de comunicação; diagnóstico; prognóstico; plano de mobilidade urbana; plano de implantação; gestão e monitoramento e minuta do Projeto de Lei que será levado para apreciação da Câmara de Vereadores.

 

“Esse trabalho envolve vários aspectos, inclusive uma projeção de o que aconteceria na cidade daqui a determinado tempo caso o plano de mobilidade não seja implementado”, comentou Ricardo Mendanha Ladeira.

 

A elaboração do plano vai mobilizar uma equipe de 12 profissionais da Tecnotran, grupo que em boa parte do trabalho terá de ficar em Tubarão. Junto a eles, estarão outras 40 pessoas com função de pesquisadores que serão contratadas no município para fornecer diversas informações técnicas durante a preparação do plano de mobilidade. A empresa vai disponibilizar um site para que a população possa acompanhar o plano e enviar sugestões.

 

“Além de cumprir um dispositivo legal, já que até 2023 os municípios terão de ter seus planos de mobilidade, estamos resolvendo um problema antigo da cidade, pois nunca tiver um estudo profissional para decidir os rumos da nossa mobilidade. Tubarão tem uma frota de quase 100 mil veículos, um rio, uma ferrovia e uma rodovia federal que dificultam muito a nossa mobilidade e precisamos encontrar as soluções mais adequadas a essa realidade”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.