Novos cuidadores participam de capacitação
Na tarde desta terça-feira (1º), no auditório da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, as 12 novas cuidadoras, que assumem a função no Serviço de Acolhimento Bem Viver, participaram de capacitação obrigatória.
O serviço continuado tem como objetivo acolher crianças e adolescentes retirados da família através de medida aplicada pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Tutelar.
A capacitação, por sua vez, tem como objetivo repassar aos novos cuidadores informações importantes sobre o processo de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, bem como o cuidado diário, o acolhimento e o refletir sobre os princípios da doutrina da proteção integral, uma vez que os cuidadores serão os profissionais que, junto à coordenação e à equipe técnica e demais profissionais da rede de atendimento, terão como papel contribuir no processo de desenvolvimento dos acolhidos.
Os trabalhos da capacitação foram conduzidos pelo cientista social e assessor do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Guilherme Cecherelo, que ministrou o processo de formação. “O desafio é o desenvolvimento de crianças e adolescentes que nunca foram desenvolvidas e que são acolhidas com marcas emocionais fortes e profundas”, analisou.