Procon alerta população sobre o golpe da lista telefônica
O Procon de Tubarão emitiu um alerta à população, principalmente aos empresários e comerciantes, sobre o chamado “Golpe da Lista Telefônica”, que está vitimando muitas pessoas nas últimas semanas.
Na maioria das vezes, esses golpes começam com os empresários recebendo uma ligação telefônica de pessoas que se identificam como de editoras de listas telefônicas ou empresas de publicidade, pedindo para atualizar os dados cadastrais com o intuito de renovar, sem custos, contratos de divulgação gratuita no site ou publicação em lista telefônica. Também é comum que a ligação seja atendida por um funcionário da empresa e os golpistas argumentam que, por se tratar de um serviço sem custos, o funcionário mesmo pode autorizar, ou é induzido a se qualificar como gerente da empresa e assinar.
Além disso, os golpistas enviam um documento por e-mail pedindo para o funcionário ou o empresário assinar, carimbar e devolver. O documento destaca os dados da empresa, mas, logo abaixo, em letras bem pequenas, aparece o valor do contrato, que geralmente é dividido em 12 parcelas de alto valor. Os golpistas miram no valor da multa que será cobrada quando a empresa for cancelar o contrato.
Conforme o coordenador do Procon de Tubarão, Ângelo Danilo Pulita, alguns golpistas chegam a ligar para as vítimas dizendo ser de um Cartório de Protesto ou um escritório de advocacia, cobrando o pagamento do título, sob pena de protestá-lo. “Nesse caso, a orientação é de cautela para quem cair no golpe, de não ceder ao ‘terrorismo’, não pagar nenhum boleto e se dirigir até o Procon para registrar a denúncia”, orienta Pulita.
Em caso de dúvidas ou denúncias, a orientação é entrar em contato com o Procon, através do e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3621-9818.