Primeira turma do projeto Capacita Mulher tem aula inaugural

Um grupo de 20 mulheres iniciou, nesta segunda-feira (8), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus de Tubarão, o curso de instalações elétricas do projeto Qualifica Mulher. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e que vai beneficiar um total de 100 mulheres de Tubarão em outros dois cursos de capacitação.

 

A aula inaugural foi prestigiada pelo prefeito Joares Ponticelli, pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social André Fretta May e pela vereadora Luciane Tokarski, que participou da concepção do projeto e busca de mulheres para o curso na condição de empreendedora social. Algumas mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) fazem parte das três primeiras turmas.

 

O curso de instalações elétricas tem uma carga horária de 40 horas, duas vezes por semana, durante um mês. Ao final do curso, as mulheres receberão uma bolsa-auxílio de R$ 160. Os demais cursos iniciam no dia 7 de fevereiro de 2022: Cidadania, Alfabetização e Letramento (60 horas, duas vezes na semana, com um mês e meio de duração), segunda turma de instalações elétricas para mulheres (40 horas, duas vezes por semana durante um mês) e Inclusão Digital (carga horária de 40 horas, duas vezes por semana durante mês).

 

Participam do programa de capacitação as mulheres que possuem renda mensal de até um salário-mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental e/ou Médio, ou que não tenham escolaridade. O projeto Qualifica Mulher é executado por meio de três eixos: Qualifica Capacita (qualificação e capacitação profissional), Qualifica Empreende (capacitação para o empreendedorismo) e Qualifica Concretiza (caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras).

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, o Qualifica Mulher pode ser uma oportunidade além do aprendizado para demandas particulares do dia a dia.

 

“A partir desse curso pode surgir o encaminhamento para uma oportunidade de trabalho profissional, de se ganhar algum dinheiro fazendo prestação de serviço com o que aprenderam. A Educação tem essa magia de nunca ser tarde para aprender o que for e estou muito feliz de ver essas mulheres na sala de aula em busca de mais conhecimento”, comentou o prefeito.