Procon orienta consumidores sobre práticas abusivas de bancos
Após diversos consumidores solicitarem auxilio do Procon de Tubarão para resolução de problemas com bancos que adotaram a prática de depositar empréstimos consignados na conta dos clientes, sem a solicitação prévia, o órgão orienta que a população esteja atenta a prática.
De acordo com os relatos dos consumidores, um valor maior é percebido no extrato bancário, proveniente de uma transferência (TED) feita por outra instituição financeira. Muitos desses consumidores só perceberam que o valor se trata de um empréstimo não contratado no mês seguinte ao depósito, quando as parcelas do empréstimo começaram a ser cobradas em desconto direto em folha.
”É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço, caracterizando prática abusiva”, explica o coordenador do Procon Ângelo Danilo Pulita, que também orienta aos consumidores que realizem o bloqueio de empréstimos consignados através do aplicativo “MEU INSS”.
É importante ressaltar, que caso o consumidor constate algum depósito indevido na conta, o mesmo deve procurar o Procon para registrar a reclamação e solicitar o cancelamento do empréstimo, bem como a devolução dos valores debitados ao banco.
Em caso de maiores dúvidas ou denúncias, o consumidor também pode entrar em contato com o órgão através do telefone: (48) 3621-9818 ou também pelo e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br