Facilita Tubarão atendeu mais de 1,7 mil pessoas nos primeiros dez dias
Idealizado para ser um centro de atendimento ao cidadão, onde os serviços são oferecidos todos em um único local, de fácil acesso e de forma consistente e padronizada, consolidando o compromisso entre o gestor público e o cidadão, o Facilita Tubarão atendeu 1.730 pessoas nas primeiras semanas de funcionamento.
O balanço feito compreende o período entre 31 de maio a 14 de junho. Nesses dez dias úteis, os serviços mais procurados foram no Sine, para carta de encaminhamento de serviços; na secretaria de Fazenda, para dívida ativa, cadastro, tributação e fiscalização; na Agência Regional do Trabalho, para as carteiras digitais e seguro-desemprego e no Procon, que recebeu reclamações diversas, esclarecimentos e orientações. No balanço geral, a secretaria de Fazenda foi o setor mais procurado.
O período da tarde é o de maior movimentação, seguindo a rotina consolidada da antiga Central do Cidadão, mas a expectativa é de que os vários serviços passem a ser procurados também pela manhã à medida que a população se habitue com o trabalho em tempo integral do Facilita Tubarão, que não fecha ao meio-dia.
Segundo o secretário de Fazenda, Raphael Bianchini, os atendimentos também estão acontecendo mediante agendamento para controlar o fluxo de pessoas devido a pandemia da Covid-19. “Neste primeiro levantamento é visível um aumento do número de atendimentos diários – que antes, por não haver um controle da demanda diária e da distribuição nos serviços disponibilizados, não contabilizávamos. Agora, contamos com o setor de qualidade, que gera relatórios diários, analisa a demanda e acompanha a tramitação dos processos, dos requerimentos do cidadão. Como estamos em implantação, a avaliação deve ser constante, minimizando as imperfeições”, ressalta.
Para o prefeito Joares Ponticelli, o sucesso do Facilita Tubarão passa por vários motivos, inclusive de cunho social. “O Facilita Tubarão é um instrumento que surgiu após um minucioso trabalho técnico, que recebeu contribuições aprimorando o processo até chegar em sua forma final, e o resultado está aí. A população sendo bem atendida em um local confortável e recebendo um serviço ágil. O atendimento, feito por jovens do Programa Tubarão Primeiro Emprego – Jovem Aprendiz, que é um diferencial. A maioria deles é responsável pela única fonte de renda da família e, com certeza, isso engrandece ainda mais o Facilita Tubarão”, destaca o prefeito.