Fundação Municipal de Educação faz balanço dos investimentos direcionados à área

A Fundação Municipal de Educação apresentou na tarde desta terça-feira (8), o pacote dos investimentos aplicados no setor educacional tubaronense, para combater as perdas provocadas pela pandemia.

 

Desde o início da crise, diversas medidas foram tomadas para diminuir os impactos e neste ano, outras iniciativas tiveram como foco resgatar os alunos e recuperar as aprendizagens perdidas para acelerar o futuro dos estudantes.

 

Durante a apresentação que fez, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, mostrou dados nacionais que indicam, por exemplo, que antes da pandemia havia uma média anual de 1,4 milhão de alunos que abandonaram a escola. Na vigência da crise de Covid- 19, em 2020, o número passou para 5,5 milhões de alunos evadidos em todo o país.

 

Em Tubarão, ao longo de 2019, 122 alunos foram identificados como evadidos do ambiente escolar. Destes, 98 retornaram. Já em 2020, 37 alunos foram considerados como desistentes, já que perderam o vínculo com a escola. “Ainda que seja um número menor, não podemos perder nenhum aluno, por isso, reforçamos as medidas para que nenhum de nossos estudantes perca o acesso à aprendizagem”, frisa Maurício.

 

Dentre as inciativas praticadas para resgatar as aprendizagens perdidas, o diretor-presidente citou a realização de aulas e provas on-line frequentes; planejamentos coletivos virtuais mensais – antes ocorriam somente ao final do bimestre – capacitação dos pais para uso da plataforma de ensino; doação de 1,2 mil cestas básicas às famílias dos alunos mais vulneráveis; busca ativa dos alunos que não apresentam tarefas ou têm faltas frequentes; ação conjunta dos membros das equipes multiprofissionais (pedagogo, psicólogo, assistente social) e retorno das aulas em fevereiro, com três modalidades, entre outras ações que tornaram menor o impacto da pandemia no município.

 

O prefeito Joares Ponticelli, que também participou da apresentação, lembrou que os desafios são enormes, contudo, ainda assim, a prefeitura de Tubarão foi uma das poucas do país que conseguiu direcionar 27,9% dos recursos para a educação. “Foi um esforço de todos. Os professores tiveram que se reinventar e os alunos também, porém, podemos comemorar, pois nossos índices estão muito acima da média nacional. Mas, é possível fazer mais e os próximos investimentos vão reforçar a qualidade da educação tubaronense. Estamos pensando como um todo, investindo na base, que é o princípio da formação de todo cidadão”, ressaltou.

 

Alguns dos investimentos futuros mencionados pelo prefeito são o reforço escolar no contraturno, que iniciou nesta semana. A Fundação Municipal de Educação contratou 17 professores que darão reforços de Matemática e Língua Portuguesa para alunos com nota inferior a 7,0 e a aquisição de tablets, equipamentos já comprados, que devem ser entregues em breve, auxiliando ainda mais no processo de ensino-aprendizagem.