Iniciado o plantio de árvores no Bosque da Memória
Teve início nesta sexta-feira (4) o plantio das primeiras mudas de árvores no chamado Bosque da Memória, localizado no Parque Empresarial José Roberto Tournier, no bairro São João Margem Esquerda, e que homenageia os tubaronenses vítimas da Covid-19. A intenção da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) é de que cada família que perdeu ente faça o plantio nesse espaço especial. A ação faz parte da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
O Bosque da Memória ocupa um percentual de área verde previsto em Lei para cada empreendimento dessa natureza. Além de promover o plantio e arborizar o local que vai reunir várias empresas e centenas de trabalhadores, surgiu também a ideia de homenagear a memória de quem perdeu a vida nesta pandemia.
Três secretários da prefeitura, que perderam o pai, participaram do plantio. Cada um à sua maneira, em seu momento pessoal e de luto: o secretário de Urbanismo Edson da Silva, o secretário de Segurança Trânsito e Patrimônio Evandro Almeida e o diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues escolheram uma espécie e a plantaram, dando início ao bosque.
O prefeito Joares Ponticelli também fez o plantio de uma muda. Ele escolheu um manacá da serra, que quando floresce fica com a cor predominantemente violeta, para ficar próxima da calçada.
“É uma ação muito interessante, pois aproveitamos a área verde institucional para fazer a arborização e também homenagear aqueles tubaronenses que perderam a vida para a Covid-19. Aqui será um local de lazer, mas também de recordações”, disse o prefeito Joares.
As famílias que desejarem participar do projeto e plantar uma árvore devem entrar em contato com a Funat (e-mail: meioambiente@tubarao.sc.gov.br e telefone (48) 3626-8727) e agendar a visita ao local. Mesmo lançada há poucos dias, várias pessoas já manifestaram o interesse em realizar a homenagem.