Programa Nacional de Imunização será ampliado para faixas etárias entre 50 e 59 anos
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, também presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) anunciou nesta quinta-feira (27), após série de reuniões em Brasília, com a Comissão Intergestora Tripartite (CIT), que reúne estados, municípios e a União, que ficou definido que o Programa Nacional de Imunização (PNI) será ampliado para faixas etárias até os 50 anos, tendo início aos 59, descendo para os 58, e assim por diante.
Esta nova fase da vacinação contra a Covid-19 no país terá início, entretanto, apenas após o término da quarta fase, onde são contemplados as pessoas em situação de rua, a população privada de liberdade, pessoas da força de segurança e salvamento e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e Forças Armadas e os trabalhadores da Educação.
É importante ressaltar que esta nova fase que se abrirá passará, ainda, pela deliberação das chamadas Comissões Intergestoras Bipartites, que envolvem os estados e os municípios, e que definirão como a fase funcionará, de acordo com a disponibilidade de vacinas que cada região tenha, sempre lembrando, após o término da atual etapa da campanha de vacinação.
Portanto, e por isto, não há data definida para o início desta nova fase. “Este foi um pleito que o COSEMS, junto com o estado, fez aqui ao CIT, na reunião, com o Ministério da Saúde, onde fomos atendidos, assim como outros estados e municípios que fizeram esta solicitação”, explicou Daisson.