Autoridades prestigiam início da vacinação contra a gripe na UBS Oficinas I

Teve início nesta segunda-feira (12) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol e a secretária de Saúde do Estado Carmen Zanotto prestigiaram a ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oficinas I.

 

A movimentação na sala de vacinação foi tranquila, sendo a presença de mães com crianças de colo a maioria nas primeiras horas da campanha. Para o prefeito Joares, a vinda da secretária Carmen Zanotto para a abertura simbólica da vacinação no Estado demonstra uma aproximação que precisa ser exaltada.

 

“O estreitamento de relação entre o Estado e município é muito importante. A vacinação cumpre divertas etapas, mas no final é um servidor que faz a aplicação em um posto de saúde. Essa relação de parceria é fundamento e o Daisson agora como presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) vai ajudar bastante nesse processo”, destacou o prefeito.

 

“É uma campanha histórica no nosso estado. Santa Catarina sempre teve uma boa cobertura da vacinação da influenza e precisamos manter isso. Reforço a necessidade das pessoas comparecerem para a imunização conforme as orientações de cada município. É muito importante a população estar protegida. O cronograma é até julho, mas estamos buscando junto ao Ministério da Saúde a tentativa para anteciparmos as doses para Santa Catarina, pois temos um inverno rigoroso”, disse a secretária Carmen Zanotto.

 

Em Tubarão a vacinação contra a gripe será nas 22 UBS que contam com sala de vacinação, mas a estratégia prevê algumas ações para agilizar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

“Também faremos a vacinação extramuro, que tem dado muito certo, que é realizada nas escolas, shoppings e outros lugares”, complementa Daisson.

 

Nesta primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da Saúde.