Entidades se unem para qualificar mão de obra
A qualificação da mão de obra dos profissionais de Tubarão foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (17), que contou com a participação do prefeito Joares Ponticelli e de representantes de instituições de ensino superior e técnico – Unisul, IFSC, Senac, Senai, Cedup – Fundação Municipal de Educação, secretaria de Desenvolvimento Econômico e ACIT, representando o setor produtivo.
A reunião foi solicitada pelo prefeito Joares Ponticelli para que as entidades possam unir esforços e ofertar a qualificação que o mercado de trabalho necessita. “Novas empresas estão se instalando na cidade, como é o caso da Intelbras, e precisamos entender o que precisam e atender essas demandas”, afirma.
O presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, apresentou o atual cenário das vagas e necessidades do mercado do município, destacando que grande parte delas é demandada pelas áreas de saúde e tecnologia.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, explica que a intenção é que as entidades educacionais possam formar o profissional adequado para ocupar as vagas existentes e as que virão. “Já identificamos as principais necessidades e agora vamos encaminhar às entidades educacionais para que se manifestem sobre a possibilidade de criar os cursos para qualificar a mão de obra de acordo com o que as empresas da cidade precisam”, adianta.
Além das empresas que estão confirmadas, nos últimos meses, o município tem recebido diversos contatos de pessoas e empresas que demonstram interesse em investir na cidade. “E mão de obra capacitada é fundamental para a atração destes investimentos”, atesta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo.
Grupos de trabalho foram formados para dar encaminhamento aos assuntos apontados na reunião e a previsão é que dentro de 15 dias seja apresentado um balanço das possibilidades de oferta de cursos de cada entidade educacional.