Viver bem é tema central do Dia Mundial do Rim

Há 14 anos, na segunda quinta-feira do mês de março, pessoas do mundo inteiro param para alertar e conscientizar sobre a saúde dos rins. É o Dia Mundial do Rim, evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), reúne milhões de pessoas em mais de 150 países, que promovem eventos para educar a população, ressaltando a importância da prevenção da doença renal, a fim de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

 

 

Os doentes renais de Tubarão e dos municípios da Amurel contam com o apoio da Sociedade Amigos Transplantados e Insuficientes Renais da Amurel (Satira). Neste ano, a entidade presidida por Terezinha Paulino Coutinho divulgou entre amigos e apoiadores, entre eles, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol e o secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Evandro Almeida, a campanha “Vivendo bem com a doença renal” tema do Dia Mundial dos Rins”, que neste ano foi celebrado no dia 11 de março.

 

 

Calcula-se que mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década. Enquanto isso a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública. Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da doença são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou Cardiovascular.