FMS faz alerta à população sobre tentativas de golpe por WhatsApp

Além dos problemas causados naturalmente pela pandemia de Covid-19, a população deve ficar alerta quanto às formas, cada vez mais variadas, de tentativa de golpes, a grande maioria através do WhatsApp.

 

A Polícia Militar e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alertam às pessoas sobre essas tentativas, como duas recentemente registradas. Em uma, um suposto representante do Ministério da Saúde envia uma mensagem pelo aplicativo, dizendo atuar no combate à Covid-19, e pedindo pra que a pessoa “dê um ok” e depois confirme um código de seis números que é enviado por SMS. Ao fazer isso, a vítima abre a possibilidade para que seu número de telefone seja clonado, o que irá trazer diversos problemas.

 

No segundo caso, um e-mail é enviado, através de um endereço bastante suspeito, e com uma ficha para download, dizendo-se ser da FMS e com o objetivo de se fazer um agendamento para a vacina contra a Covid. É mais um golpe.

 

Portanto, fique atento. A Fundação Municipal de Saúde informa que não envia e-mails, mensagens ou faz telefonemas para agendar vacinação. Salvo as exceções referentes a aqueles pacientes acamados, mas que, neste caso, possuem cadastro junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro. Neste caso, é a própria UBS quem entrará em contato.

 

Assim, qualquer contato suspeito que você possa vir a receber deve ser denunciado imediatamente à Polícia Militar, através do 190.