Beneficiários do Bolsa Família terão acesso aos serviços da Poupança Social Digital

As coordenações dos Centros de Referência de Assistência Social, CRAS I – (Humaitá), CRAS – 2 (Passagem), CRAS – 3 (Oficinas), estiveram reunidas nesta tarde de sexta-feira (19) na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, quando receberam algumas orientações da Coordenação do Programa Bolsa Família/Cadastro Único, referentes aos atendimentos realizados às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para o ano de 2021.

 

 

Uma das alterações diz respeito à Caixa Econômica Federal, que disponibilizou uma nova modalidade de pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família. Até Março de 2021, será aberta automaticamente para todos os beneficiários do PBF que não possuem conta-corrente ou poupança, uma conta social digital, que será movimentada através do Aplicativo CAIXA TEM.

 

Neste aplicativo, os beneficiários terão a oportunidade de usufruir de diversos serviços bancários, tais como saque total ou parcelado, transferências para contas da Caixa e de outros bancos, pagamento de boletos, pagamento em maquininhas comerciais, débito no cartão e conferência de saldo e extrato.

 

Para o público da Poupança Caixa Fácil e da Conta Caixa Fácil, ocorrerá automaticamente a migração à Poupança Simplificada. Agora, em vez de usar o cartão social (Cartão do PBF e Cartão Cidadão), eles deverão solicitar, junto à Caixa Econômica Federal, um cartão físico comum e poderão ter acesso ao Internet Banking da instituição financeira. Quem tem conta (013 e 023) continua sacando o benefício com seu cartão, não podendo sacar com o Cartão do Bolsa Família ou Cidadão, somente pelo Cartão de Débito ou pelo Internet Banking (Aplicativo da Caixa).

 

A criação e a manutenção da Poupança Social Digital se dará de forma gratuita, sem ônus para o titular.

 

Já serviços como pagamento de boletos, pagamento em maquininhas comerciais, conferência de saldo e extrato, transferência para contas da Caixa Econômica e débito no cartão não serão cobrados.

 

As famílias beneficiárias poderão escolher entre acessar o benefício, como já fazem habitualmente, pelo Cartão do Programa Bolsa Família (PBF) e pelo Cartão Cidadão, ou baixar o aplicativo Caixa Tem, em um smartphone.

 

 

A poupança Social Digital será aberta conforme o cronograma abaixo, sendo que o pagamento será realizado conforme o Calendário do Bolsa Família 2021.

 

• Dezembro: Final NIS: 0 E 9

• Janeiro: Final NIS: 6, 7 e 8

• Fevereiro: Final NIS: 3, 4 e 5

• Março: Final NIS: 1 e 2

• A partir de Abril: todos os grupos

 

 

Para outras informações, está disponível o 0800 726 0207, serviço de atendimento da Caixa ao cidadão.

 

 

O governo garante que, mesmo com a nova modalidade de pagamento, os cadastrados no PBF vão poder continuar sacar o benefício com o Cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão.

 

 

“Muitos já estão familiarizados com a Poupança Social Digital, desde o pagamento do Auxílio Emergencial. É importante destacar que a Poupança Social Digital é mais uma opção de recebimento do Bolsa Família e os beneficiários que não quiserem aderir não terão nenhum prejuízo em relação aos seus benefícios, destaca a Assistente Social Gilmara Esterchotter Nunes, coordenadora do Programa no Município.