Oferta de exames de raio-x e ultrassonografias será ampliada a partir de janeiro

A Fundação Municipal de Saúde vai ampliar, a partir de janeiro de 2021, a oferta de exames de raio-x e ultrassonografias.
A previsão é que o volume de exames de raio-x seja ampliado em 30% e o número de ultrassonografias vai aumentar quase 50% em comparação ao que é ofertado atualmente.

 

Uma das grandes preocupações da atual gestão é a falta de exames para atender a demanda. Por isso, desde o início desta gestão, a oferta tem sido aumentada de acordo com as necessidades da população. Calcula-se que o volume de exames laboratoriais disponibilizados à população tenha crescido cerca de 100% em quatro anos e que os exames de endoscopia e colonoscopia tenham aumentado em uma proporção ainda maior, próxima dos 300%.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol ressalta que isso foi um grande avanço. “Antes os pacientes só tinham exames disponíveis na primeira semana do mês e, agora, praticamente, todas as unidades mantêm oferta de exames laboratoriais durante o mês todo”, confirma.

 

Os exames são divididos em cotas para cada Unidade Básica de Saúde, de acordo com o número de habitantes cadastrados na unidade e será dividido também entre as Unidades de Referência, como a Policlínica, CAES e Central de Regulação.

 

Para ter acesso a estes exames,os pacientes precisam passar por consulta médica em suas Unidades de Saúde. Para o próximo ano, o aumento da oferta de outros exames como ressonâncias e tomografias já estão nos planos da Fundação.