Dezembro Verde conscientiza para os maus-tratos e abandonos de animais em época de férias

Em estatística não oficial, estima-se que o Brasil possui 30 milhões de animais abandonados e que o número cresceu com a pandemia de Covid-19. A campanha Dezembro Verde foi idealizada por Alex Paiva em 2015, por ter o dia 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direitos dos Animais e pelo aumento de abandonos ocorridos neste período.

“Geralmente as famílias querem se livrar de seus bichinhos, devido o período de férias e viagens”, afirma a coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gabriela Nunes Martins. O Dezembro Verde vem com o intuito da conscientização ao maus-tratos e abandono de animais, que se faz repensar da responsabilidade em ser o responsável por um animal e dos problemas que podem surgir.
“Geralmente cães e gatos que são abandonados, ficam na rua podendo acarretar problemas de saúde pública, atacando pessoas, passando doenças, causando acidentes de trânsito e ainda sofrem com fome, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem no bem-estar e no comportamento”, ressalta a coordenadora.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal n° 9.605/98 e uma nova Lei Federal sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos de punição para quem cometer o crime.

Para denunciar casos de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos o número de telefone é o 181, Delegacia Virtual de Santa Catarina ou ainda pelo WhatsApp (48) 98844-0011 sempre mencionando:

– Onde (qual a cidade, o bairro a rua, algum ponto de referência);

 

– Quem (o nome ou algo que possamos identificar a pessoa denunciada);

 

– Quando (procure sempre informar quando o fato ocorreu ou irá acontecer);

 

– Qualquer outra informação que considere relevante para que possamos esclarecer a denúncia.