Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza cerca de 200 castrações em animais mensalmente
É difícil sair de casa e não encontrar um cãozinho ou gatinho sem dono nas ruas. O pensamento imediato costuma estar relacionado em ‘como ajudar esses animais’. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Fundação Municipal de Saúde, realiza em média de 10 castrações por dia, cerca de 200 por mês em animais na situação de ruas.
O encaminhamento vem das protetoras cadastradas que auxiliam com os animais de ruas. Para os que tem tutores se dá por inscrição pelo site da prefeitura, onde se é preenchido um protocolo que contém ficha cadastral (em anexo), documento oficial com foto, CPF, cartão do SUS do requerente, comprovante de residência do requerente com data de até três meses e comprovante de renda do requerente (se for particular). No momento do preenchimento do protocolo o requerente deve direcionar a solicitação para “Castração”, no campo de endereços. Após a solicitação ser enviada, a equipe da UVZ avaliará o pedido e agendará a data do procedimento pelo telefone, contido na ficha de cadastro. “A prioridade são os animais de ruas e quando sobram vagas é agendado para animais tutelados, partindo do princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), os que mais precisam”, explica a coordenadora da UVZ, Gabriela Nunes Martins.
A ação reflete diretamente no controle das zoonoses. “A gente entende que castrando um animal de rua, por exemplo, diminuímos a quantidade deles passando necessidade e também minimiza o número de doenças. Não somos clínicas veterinárias, somos um estabelecimento de saúde e somos responsáveis pela vigilância de zoonoses”, ressalta a coordenadora.
Feirinhas de Adoção
Com o cenário de pandemia os eventos que reúnem várias pessoas foram proibidos e as feiras de adoção de animais estão sem data prevista para ocorrer.
Muita gente não sabe, mas os animais cuidados e mantidos na UVZ estão disponíveis para serem adotados.
Os 47 disponíveis para adoção estão em dia com o calendário de vacinação e saúde. Além de cães, existem gatos para doação. A UVZ localiza-se no bairro Monte Castelo, ao lado do Cemitério Horto dos Ipês. Para adotar um animalzinho basta marcar e ir ao local que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.
Dúvidas e denúncias
De segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, pelo número 48 3632-2172 e plantão no whatsApp 48 98850-3611.