Conto da cultura popular tubaronense recebe menção honrosa no desafio da Biblioteca Pública de Santa Catarina

A contadora de histórias Adriana Medeiros recebeu menção honrosa no Desafio Inclusivo Conte uma História, organizado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina.

 

 

Adriana participou do desafio promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com a história “A Noiva”. O conto de sua autoria é baseado em uma história contada há anos pelos moradores do bairro Passagem. “Essa é uma história que eu ouço desde pequena e que sempre me despertou muita curiosidade. Por isso, eu pesquisei o fato com as pessoas mais antigas da comunidade e criei meu próprio enredo. Se é real ou não, ninguém confirma, mas os comentários passam de geração em geração”, contextualiza.

 

 

As nove histórias finalistas farão parte de um e-book inclusivo que será publicado e divulgado gratuitamente pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para oferecer à comunidade uma atividade interativa e lúdica durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. Os participantes enviaram histórias pessoais, relatos ou crônicas escritas, gravadas ou filmadas de temática livre, todos produzidos na Língua Portuguesa ou na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

 

Adriana salienta que a participação no concurso foi muito gratificante. “Pude representar nosso município e homenagear nossa gente, por meio de uma história bem típica de nossa região. Registrar, por meio de conto, um fato de nosso povo é algo que me deixa muito honrada e uma forma de contribuir com a propagação cultural dos tubaronenses”, frisa a contadora.