Município recebe doação de 69 oxímetros
A Fundação Municipal de Saúde recebeu a doação de 69 oxímetros nesta sexta-feira (24). Os aparelhos foram enviados pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasens), que por meio de parceria com o programa “Todos Pela Saúde” vai distribuir 104.581 oxímetros de pulso para equipes de APS e UPAs de todo país.
O oxímetro indica o nível de oxigênio no sangue através da leitura pela ponta dos dedos, identificando o quanto de oxigênio o sangue está transportando para os tecidos corporais.
A coordenadora de Planejamento em Saúde, da Fundação Municipal de Saúde, Simone Hoffmann, explica que a aferição da oxigenação sanguínea é muito importante, principalmente, durante a pandemia. “O monitoramento dessa alteração dos pacientes acometidos por problemas respiratórios é fundamental, pois um dos sinais da infecção por coronavírus é a queda da oxigenação sanguínea, o que chamamos de hipóxia silenciosa”, ressalta.
O oxímetro de pulso deve ser colocado no dedo ou pode ser fixado ou adaptado também no lóbulo da orelha. Feixes de luz do equipamento passam através do sangue para mensurar a porcentagem do transporte de oxigênio. Este método também proporciona a leitura da frequência cardíaca (pulso).
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol lembra que todas as Unidades Básicas de Saúde do município já têm um dispositivo e agora receberão mais um. “Ainda assim, vamos adquirir mais cinquenta oxímetros, para garantir que cada uma de nossas unidades tenham pelo menos dois aparelhos em uso e alguns em estoque para reposição”, planeja.