Acervo da Biblioteca Pública passa por vistoria e higienização

Anualmente é realizada a vistoria e a higienização do acervo da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, para viabilizar a melhoria da coleção, promover a manutenção e a conservação dos materiais, proporcionando a preservação. Em todo o processo é feita uma longa análise e seleção criteriosa de todos os livros e demais materiais que compõe o acervo. A ação é necessária e extremamente importante para identificar o que deve permanecer ou não na coleção.

 

De acordo com a bibliotecária Ana Paula Ribeiro Guedes essa é uma atividade de rotina de qualquer biblioteca. “A análise deve ser criteriosa e realizada anualmente. Durante o processo vistoriamos os livros um a um, os higienizando mecanicamente e nos certificando das condições físicas daquele material em questão. Grande parte das obras retornam às estantes, higienizados e em condições de uso, já outras, são separadas para restauro, doação e em último caso, o descarte, que é quando o livro não tem condições de uso, ou seja, estão em péssimas condições físicas – deteriorados pela ação do tempo e pela ação de agentes biológicos (infestação de fungos, cupins, brocas e traças), sem a possibilidade de utilização pelo leitor e continuidade no acervo, pois poderiam contaminar o restante da coleção e também causar danos à saúde. Em algumas doações que recebemos os livros já vêm em péssimas condições e sem a possibilidade de serem utilizados”.

 

Na última semana foram encaminhados à empresa Retrans, livros que estavam nessas condições físicas precárias e desatualizadas, como enciclopédias, livros didáticos e livros técnicos. Muitos nem chegaram a ser inseridos no acervo da biblioteca, pois eram originários de doações e estavam em péssimo estado de conservação.

 

Durante toda a análise, muitos livros eram duplicatas e estavam em boas condições de uso, dentre eles, obras de literatura e técnicos. Alguns deles puderam ser doados para instituições e outros separados para a realização dos projetos da biblioteca, como o projeto “Pegue e Leve” e o “Encontrei um livro! E agora? Leve e leia”.