Procon e Ouvidoria continuam atendendo de forma remota e presencial com agendamento
Com o retorno gradual do atendimento ao público na prefeitura de Tubarão, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON, está atendendo presencialmente os cidadãos que necessitam dos seus serviços, mas é preciso agendar por telefone esse atendimento. Os telefones de contato são 3621.9818, 3621.9819 e 3621.9821 e são realizados 10 agendamentos por tarde, evitando, assim, aglomerações.
No entanto, o acesso a maioria dos serviços prestados pelo órgão pode ser feito diretamente por telefone, sem a necessidade da presença física. Basta utilizar os mesmos números e tirar dúvidas ou mesmo abrir procedimentos. Quando houver agendamento e o atendimento for presencial, todas as medidas de higienização e afastamento serão obedecidas e o cidadão deverá estar de máscara para ser atendido.
Segundo a nova coordenadora do PROCON tubaronense, Andresa Fontanela, o movimento presencial no órgão tem sido reduzido mesmo nesta semana com a reabertura do comércio. “A maioria das reclamações, denúncias e dúvidas estão sendo feitas por telefone pela população”, argumenta Andresa.
Com a saída do ex-coordenador Ângelo Pulita devido ao cumprimento de prazo de desincompatibilização da Lei eleitoral, Andresa foi nomeada coordenadora do órgão pelo prefeito Joares Ponticelli. Ela é funcionária de carreira da prefeitura de Tubarão desde 2003. Formada em Direito, já foi coordenadora do Setor de Tributos da secretaria municipal de Fazenda, tendo atuado também na Procuradoria Geral do Município. Há um ano atuando no PROCON na área de fiscalização, agora chega à coordenação do órgão.
Segundo Andresa, mesmo no período em que o atendimento na prefeitura foi reduzido, devido à crise provocada pelo novo Coronavírus, o PROCON continuou com intensa fiscalização, principalmente nos estabelecimentos que comercializam produtos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ligados à pandemia, como álcool gel e máscaras. Mais de 40 estabelecimentos foram fiscalizados com diversas notificações emitidas.
OUVIDORIA
A Ouvidoria Municipal também está atendendo remotamente, podendo o cidadão acessar o site da prefeitura www.tubarao.sc.gov.br e, através da ferramenta “Protocolo Web” abrir os procedimentos possíveis. Outra forma de contato é o telefone ou whatsapp, pelo número 98419.7361, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h.
Atendimentos presenciais na Ouvidoria também devem ser agendados com antecedência, no mesmo telefone. Serão possíveis às quartas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas, no Paço Municipal, também obedecendo os protocolos de convívio responsável.
Com a saída da coordenadora, Rita Elizabete, também para atender prazos da Lei eleitoral, a Ouvidoria Municipal está interinamente sob coordenação do Assessor Especial de Assuntos Institucionais Ramires Linhares, que acumula o cargo com a gestão do setor de Comunicação da prefeitura.