Obras de pavimentação com lajotas são executadas em quatro ruas

A secretaria de Infraestrutura está executando obras de pavimentação com lajotas em quatro ruas da cidade, localizadas nos bairros São Martinho (rua Antônia Cascaes), a rua Carlos Drummond de Andrade (Recife), rua Duque de Caxias (Revoredo) e a rua Isidoro Fornasa (Guarda Margem Direita).

 


As obras encontram-se em diferentes etapas de execução. Na rua Carlos Drummond de Andrade, as obras estão concentradas na colocação dos meios-fios e assentamento das lajotas. A rua possui 370 metros de extensão e serão necessários 2728,57M² de pavimentos. Essa é uma das ruas que ligam o centro da cidade ao bairro Recife, localizada entre a avenida Visconde de Barbacena e a rua Geraldino da Silva Barreiros, que também está em obras para receber a pavimentação asfáltica. A pavimentação da rua foi viabilizada por meio de uma parceria entre moradores e a prefeitura, que disponibilizou a mão de obra e os materiais (meio-fio, areia, tubos e cimento), com os moradores sendo responsáveis pela compra das lajotas.

 


A rua Isidoro Fornasa, com pouco mais de 160 metros de extensão, precisará de 692,73M² de pavimentos. Nessa via, todas as etapas foram concluídas, restando apenas concluir o assentamento das lajotas, o que deve ser finalizado em breve. Nessa rua a pavimentação também foi viabilizada por meio de parceria, com a prefeitura fornecendo os materiais (lajotas, meios-fios, areia e cimento), e os moradores contratando a mão de obra.

 


Na rua Antônia Cascaes, as obras foram divididas em duas etapas para evitar a interdição total da via. As obras no primeiro trecho da rua, às margens da rodovia SC 370, já foram concluídas. Com isso, as obras puderam ser iniciadas no segundo trecho, que faz ligação com a rua José Alves dos Santos Passos. Serão necessários 1239,40M² de pavimentos para os 281 metros de extensão da rua. A pavimentação dessa rua era uma reivindicação antiga dos moradores, pois possui uma descida íngreme e por ser uma via estreita, a patrola não conseguia realizar o serviço de patrolamento.

 


Na rua Duque de Caxias, as obras estão na etapa de ligação das caixas coletoras e colocação dos meios-fios. A via possui 183 metros de extensão e serão necessários 1674,57M² de pavimentos. Na pavimentação dessa rua serão reutilizadas as lajotas que foram retiradas da rua Padre Bernardo Freüser, e da rua São Manoel no centro da cidade, que agora estão pavimentadas com asfalto.

 


A pavimentação da rua Duque de Caxias, e da rua Antônia Cascaes, são viabilizadas com recursos próprios da Prefeitura de Tubarão e a secretaria de Infraestrutura ficou responsável pela execução das obras.

 


Após a conclusão das obras, serão aproximadamente um quilômetros de estradas de chão que estarão pavimentadas com lajotas, beneficiando moradores e cidadãos que trafegam pelas vias.