Nova vacina contra a meningite é incluída no calendário vacinal de rotina
Em busca de intensificar a proteção dos adolescentes de 11 e 12 anos, contra a meningite, uma nova vacina de combate à enfermidade foi incluída no Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Doses da Meningocócica ACWY chegaram nesta quinta-feira (2) no município de Tubarão. A imunização substituíra a Meningocócica C que era aplicada anteriormente. As doses estão centralizadas na Sala de Vacina da Policlínica Central e só serão distribuídas por lá.
A nova vacina abrange um pouco mais que a antiga, já que protege contra a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Essa alteração aconteceu por meio de uma análise da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), que apontou uma mudança na epidemiologia, com um aumento dos casos do tipo W, o tipo que não era coberto pela vacina anterior.
Segundo a enfermeira da Atenção Básica da Fundação Municipal de Educação, Shaiane Salvador, a vacina estará disponível o ano todo, através de remessas enviadas por mês pelo Ministério da Saúde. Desta forma, é importante lembrar que também estamos em medidas protetivas contra outra doença. “Ela será de rotina, por tanto não há necessidade de correr para a Policlínica, onde é um local, que neste momento, é de enfrentamento contra Covid-19. Como ela será ofertada durante todo o ano, pode se imunizar durante os próximos dias”.
Números
A vacina é a única forma de prevenção contra a meningite e com apenas uma dose o jovem estará protegido. Todos os adolescentes de 11 e 12 anos precisam tomar a dose da vacina meningocócica ACWY, mesmo se já tiver recebido anteriormente a vacina meningocócica C ou a dose de reforço.
De acordo com dados do SBIm, em 2007 os casos de meningite pelo tipo W eram apenas de 4,1%, mas em 2019 esse mesmo tipo representava 39,3% dos casos. “A incidência atual da meningite pela bactéria C e W é praticamente a mesma. Então, é muito importante a incorporação desta vacina no calendário de rotina”, salienta Shaiane.
Em Tubarão, de acordo com o censo do IBGE de 2010 e a estimativa de 2012, são quase três mil adolescentes nesta faixa etária. A intenção do Ministério da Saúde é alcançar uma cobertura vacinal maior ou igual a 80% desse público-alvo da vacinação.