Central de atendimento sobre a Covid-19 não recebe denúncias

O primeiro dia de funcionamento do Centro de Operações para Emergências Municipais em Saúde – COEMS, nesta quarta-feira (18), registrou um fato inesperado e inusitado. A maioria das ligações recebidas não foi para tirar dúvidas sobre a Covid-19 – tratamento, sintomas e demais informações relacionadas à enfermidade causada pelo novo tipo de coronavírus. A maior parte das pessoas que ligou foi para denunciar empresas e estabelecimentos que não estavam cumprindo o decreto de Estado de Emergência, que as obriga a suspenderem as atividades por um período de sete dias, ou ainda aquelas que podem funcionar mas com algumas restrições.

 

Ao todo, foram recebidas 135 ligações ao longo do período de funcionamento do serviço, ou seja, das 7 às 22 horas – destas, 72 foram para denunciar estabelecimentos comerciais que estavam de portas abertas e que, na verdade, deveriam ser feitas para a Polícia Militar, pois ela é o órgão responsável por fiscalizar a abertura ou não de empresas durante a vigência do decreto.

 

Sobre a Covid-19, real e único objetivo dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619, foram recebidas 63 ligações com dúvidas e questionamentos diversos acerca da patologia, todas com pessoas que apresentavam sintomas – 55 adultos, um adolescente, cinco idosos e duas crianças.

 

 

VAMOS ESCLARECER – Os números 3621-9618 e 3621-9619, que funcionam todos os dias, das 7 às 22 horas, são exclusivos para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre a Covid-19 e o novo coronavírus. Nenhum outro assunto é abordado nestes números.

 

Para fazer denúncias, entretanto, a população deve ficar atenta à duas situações. A primeira, no que diz respeito a denunciar empresas que, pelo decreto, deveriam estar fechadas (bares, restaurantes, lanchonetes, academias, etc.) e estão com as portas abertas. Neste caso, a denúncia deve ser feita à Polícia Militar, através do telefone 190.

 

Quanto a denunciar locais que, pelo decreto, podem funcionar, porém com restrições (indústrias, fábricas, etc.) e que por ventura estejam funcionando de forma plena, como em dias normais, aí sim, nestes casos as denúncias são feitas na Fundação Municipal de Saúde, porém no telefone (48) 3621-9615, somente.