Rua Padre Bernardo Freüser receberá pavimentação asfáltica na segunda-feira (16)
Após aguardar período necessário para compactação do solo e executar outras intervenções necessárias, a rua Padre Bernardo Freüser, no Centro, receberá a camada asfáltica nesta segunda-feira (16) no trecho entre as ruas Tubalcain Faraco e Vidal Ramos. No sábado (14), a rua terá interdição total, com um esquema de horário especial para o condomínio local, para a aplicação da primeira camada de asfalto (imprimação).
Nesta quinta (12) e sexta-feira (13) serão concluídas as obras de terraplanagem, com a colocação da base para corrigir todas as imperfeições e manter o solo nivelado. No sábado à tarde será executada a imprimação da via, última etapa antes da pavimentação asfáltica.
Para que tudo isso seja possível, a rua será fechada, voltando a ser reaberta na segunda-feira após a conclusão da colocação da camada asfáltica. “A etapa de imprimação da via, exige um período entre 24 e 72 horas sem a circulação de veículos sobre a superfície. Esse tempo é necessário para promover uma melhor aderência entre a base e a camada asfáltica”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Guilherme Daufemback.
No sábado, os moradores do condomínio ao lado da Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT) poderão entrar ou sair de carro a partir da rua Vidal Ramos (sentido contramão), enquanto a aplicação da primeira camada asfáltica é feita na primeira parte da via (a partir da Tubalcain Faraco). Depois, quando as obras avançarem, todo o trecho será interditado por, pelo menos, três horas. O acesso ao prédio será liberado posteriormente, no fim do dia.
Na segunda-feira, quando será executada a camada final da pavimentação, os moradores, os pais de alunos da ETCT e do Colégio São José, os condutores do transporte escolar precisam estar atentos a algumas recomendações referentes ao trânsito. No caso do Colégio São José – e também Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) – o acesso de veículos será pela rua Vidal Ramos, o que não gera tantas complicações ou transtornos.
No caso da ETCT, o embarque e desembarque de alunos precisará ser feito em frente ao portão de um estacionamento privado na rua Tubalcain Faraco. O espaço tem um portão nos fundos com acesso à escola, o que miniminiza os transtornos para pais e alunos que não poderão utilizar o acesso tradicional.
Como um pouco à frente desse local de embarque e desembarque provisório da (ETCT) há o semáforo no cruzamento com a rua Lauro Müller, os pais precisam se conscientizar da possibilidade de formação de filas, lentidão e congestionamento nos horários de chegada e de saída da escola.
A programação pode sofre alterações conforme as condições climáticas dos dias de trabalho.