Ação do NASF promove o autocuidado feminino

Em busca de mostrar às mulheres a importância do cuidado pessoal em todas as áreas, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), preparou diversas atividades voltadas para as tubaronenses. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), na praça da Igreja da Paróquia São José Operário, em Oficinas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

 


A FMS disponibilizou diversos profissionais para dar orientações em várias áreas, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Além disso, também promoveu aulas de atividades físicas e defesa pessoal, auriculoterapia e reiki.

 


Não só quem frequenta, como toda as mulheres que apareciam por lá, participaram das atividades. Participante há um ano da Academia da Saúde, dona Albertina Fernandes expressa muita alegria e gratidão por esse projeto. “É uma maravilha! Tem gente que tomava remédio para depressão e conseguiu largar, de como que o encontro faz bem. E no evento de hoje está incrível. É muito gratificante como essas mulheres, donas de casa, mães de família estão ganhando reconhecimento”.

 


A iniciativa buscou mostrar a valorização da mulher e do seu papel na sociedade. “É muito importante ressaltar essa questão do dia internacional das mulheres, porque a mulher é um porto seguro para a família inteira. Exaltar isso é sempre muito gratificante. Hoje, nós estamos fazendo uma atividade em conjunto para que a gente promova a saúde. O maior pensamento é a promoção da saúde para essas mulheres”, relata o diretor-presidente Daisson Trevisol.

 


O evento teve a participação da Delegacia de proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e da Sociedade Musical Lira Tubaronense. E contou com um espaço para os profissionais do Centro de Atendimento Especializado em Saúde – CAES falarem sobre a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis e mostra dos trabalhos dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPs.