Programa Geração 2050 será apresentado em Conferência Brasil & Alemanha
O Programa Geração 2050 será um dos cases a serem apresentados durante a Conferência Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil & Alemanha, que acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro, na Unifebe, em Brusque (SC). A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico é signatária e cofundadora do Movimento ODS Tubarão.
O programa Geração 2050 – uma das vertentes do Plano Tubarão 180º – tem como foco a capacitação de alunos do Ensino Fundamental para atuação no setor de tecnologia e, posterior, inserção no mercado de trabalho. O programa foi desenvolvido em parceria com a inciativa privada e o SENAI e nos dois primeiros anos foram capacitados, aproximadamente, 150 adolescentes. “Antes de participarem do programa, muitos, não tinham planos de construir carreira no setor e passaram a ter este desejo após a capacitação, sendo que alguns já estão inseridos no mercado de trabalho como estagiários ou menores aprendizes”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, que vai apresentar o programa na conferência.
A Conferência é resultado do projeto “50 parcerias municipais pelo clima”, no qual o município de Brusque é parceiro do Distrito de Karlsruhe – Alemanha, onde ocorreu a primeira edição da conferência.
Um dos grandes objetivos do evento é promover discussões, conhecimentos e compartilhamentos sobre os seis objetivos da agenda: Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Energia Limpa e Acessível; Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parceria e meios de implementação. Para tanto, a conferência contará com renomados palestrantes e a participação de 15 alemães, representantes públicos e profissionais dos temas a serem trabalhados.
A Conferência ODS Brasil e Alemanha é promovida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque – FUNDEMA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque, Movimento Nacional ODS Santa Catarina (comitê Brusque), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI e Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.