Enfermeiros recebem capacitação sobre a febre amarela e epizootia

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu, na tarde desta terça-feira (17), uma capacitação para os enfermeiros do município sobre a febre amarela. O vírus circula pelo país e pelo estado de Santa Catarina e é necessário muito esforço para ser controlado. Em Tubarão não foram notificados casos, mas, no início do último mês um primata foi encontrado morto, o caso ainda é investigado. Com o intuito de reforçar as informações e adquirir novos conhecimentos, cerca de 30 profissionais compareceram no auditório da FMS para o treinamento.

 

A aula continuada com o tema “Conduta frente a Epizootia de PNH e Caso Suspeito de Febre Amarela” visou repassar a importância da atuação da vigilância epidemiológica do município e a conduta dos enfermeiros. A palestra foi ministrada pelos profissionais da 19º Gersa de Tubarão, a bióloga Sabrina Fernandes Cardoso e o enfermeiro Ivon Ferreira Júnior. De acordo com o último boletim epidemiológico da Dive, em 2019, foram 48 casos notificados, dois casos confirmados de febre amarela, que foram contraídos no próprio estado, e que resultaram em óbito.

 

A capacitação vem com o objetivo de auxiliar no processo de proteção. “O período de verão é o período sazonal dos vetores, os mosquitos, que causam a febre amarela. Diante esse cenário, com objetivo de atualizar os profissionais referente as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde, frente ao uma epizootia, que é quando um primata é encontrado morto, e um caso suspeito de febre amarela, o profissional saiba identificar os sintomas e saber como prosseguir”, de acordo com a enfermeira da Atenção Básica, Shaiane Salvador.