Alunos do projeto Geração 2050 apresentam projetos para empresas de tecnologia
Estudantes das escolas municipais matriculadas no projeto Geração 2050 fizeram nesta sexta-feira (22) a apresentação dos projetos, elaborados em três meses de curso, para representantes de empresas de tecnologia do município. O prefeito Joares Ponticelli, o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva prestigiaram a aula de demonstração.
Lançado em 2018, o Geração 2050 tem como objetivo a descoberta de novos talentos para o segmento tecnológico, encarreiramento de jovens talentos nas empresas locais por meio do Programa Jovem Aprendiz (acima de 14 anos), estímulo ao empreendedorismo em negócios de base tecnológica, redução da evasão escolar, aumento do acesso a níveis superiores de ensino a partir do engajamento profissional e impacto positivo na geração de renda do município. Os alunos inscritos têm aulas no Senai no contraturno da escola onde estudam.
Os estudantes das turmas que concluem o Geração 2050 no próximo dia 10 são das escolas de Educação Básica Arino José Bressan, São Judas Tadeu, Maria Emília Rocha, João Hilário de Melo, Manoel José Antunes e João Paulo I. Os grupos de alunos, que aprenderam o desenvolvimento de software e de web design, criaram ferramentas que podem ser utilizadas por empresas de diversos segmentos. Um dos trabalhos foi o sistema que definia a escolha da gasolina ou etanol no abastecimento a partir dos preços de cada um.
Para o prefeito Joares Ponticelli, uma parte dos estudantes será protagonista na economia do município no ano de 2050, quando Tubarão será a melhor cidade do Brasil para se viver, segundo o Plano de Desenvolvimento do Tubarão 180º.
“Eu sou um entusiasta deste projeto, pois sei que desta sala sairão muitos pensadores e realizadores de nossa cidade no futuro. As empresas do setor estão recrutando profissionais e pagando ótimos salários, temos que preparar nossos jovens para esse cenário”, comentou o prefeito.
O diretor-presidente Maurício da Silva citou a importância do aprendizado no projeto para o diferencial no futuro da Cidade Azul. “Aquilo que vocês aprenderam aqui é o alicerce para saltos e sonhos maiores. Então, parabéns ao prefeito Joares, ao secretário Giovani Bernardo e também ao Senai pelo projeto que vai transformar a vida de vocês”, disse Maurício.
O secretário Giovani Bernardo creditou a consolidação do Geração 2050 à iniciativa e interesse dos estudantes. “Quero agradecer a vocês alunos, que se colocaram à disposição e saíram da zona de conforto, escolheram entrar em um ambiente diferente, aprender algo novo e buscar um futuro diferente”.