Procon orienta consumidores para a Black Friday

O Procon de Tubarão traz aos consumidores orientações sobre os direitos durante a Black Friday 2019, que ocorrerá no próximo dia 29.
Mesmo uma data em que os valores estão mais acessíveis, o consumidor deve ficar atento quando encontrar valores muito abaixo da média.
Desta forma, é importante ter atenção às seguintes situações:

 

– Todos os direitos do consumidor são válidos, mesmo se tratando de produtos em promoção;

– Sites confiáveis possuem um cadeado e endereço eletrônico HTTPS, pois as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso a dados pessoais;

– Realizar um cadastro no site em que deseja realizar as compras e monitorar preços dias antes da Black Friday para verificar se as ofertas anunciadas são cumpridas;

– Procurar no site as informações sobre o fornecedor como CNPJ, nome da empresa, telefone para contato;

– Todos os produtos expostos na vitrine devem conter a informação sobre o preço, o valor total a prazo, bem como o número de parcelas;

– Cancelamento: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras realizadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor terá o prazo de sete dias para “se arrepender” e pedir o cancelamento da compra (o prazo se inicia a partir do recebimento do produto);

– Solicitar a nota fiscal do produto e guardar os comprovantes, pois eles facilitarão possíveis trocas e garantias;

– Produto na promoção não tem troca. Se a compra foi realizada em loja física e o consumidor teve a oportunidade de verificar o tamanho e todas as características do produto, a troca só será realizada se o produto apresentar defeito;

– Mesmo na promoção, todos os produtos possuem garantia, se não for a contratual, será a garantia legal (90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis);

– Todos os produtos de mostruário também possuem garantia. O consumidor deve exigir que o vendedor anote na nota fiscal os possíveis defeitos que o produto possa apresentar, pois, caso o produto possua qualquer tipo de defeito no prazo da garantia que não tenha sido relatado na nota fiscal, ele poderá exigir do fornecedor o reparo ou a devolução do dinheiro.

 

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone: 3621 9818, ou ainda pelo e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br