UBS Humaitá inicia grupo para dependentes de insulina
A Unidade Básica de Saúde do Humaitá iniciou, nesta terça-feira (5), um novo grupo para a comunidade com o intuito de auxiliar os diabéticos a prestarem atenção na própria saúde e no controle da doença. O encontro vai acontecer semanalmente, nas terças-feiras, às 14 horas.
O foco é desmitificar alguns pontos sobre a enfermidade para os pacientes que utilizam a insulina como forma de tratamento e, verificar de perto como eles lidam com a rotina.
De acordo com a enfermeira responsável pela unidade Rita de Cássia Martins Nunes, a diabetes é uma doença muito comum, mas que precisamos estar sempre atento aos sinais. “Os encontros vão tratar de assuntos importantes e que devem ser debatidos com cada um dos pacientes”.
Conhecer os alimentos permitidos, o funcionamento do corpo, rodízio de aplicações e um teste de sensibilidade nos pés foram temas do primeiro encontro. Cada grupo é dividido em cinco pacientes que terão algumas semanas para receberem as orientações. No geral, serão 54 pacientes da unidade que receberão dicas e avaliações.