Combate ao mosquito Aedes Aegypti está em controle na cidade

Antecipado para este mês, a Campanha de Combate ao Mosquito da Dengue iniciou pelo grande aumento de casos registrados no Brasil até agora. Com o slogan: “E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você”, a mobilização nacional vem para alertar sobre os perigos das doenças que o Aedes Aegypti transmitem. Em Tubarão, não há casos da doença, mas as estratégias de prevenção são sempre realizadas.

 

A campanha nacional acontece para conscientização à população sobre os riscos da proliferação do mosquito e para alertar sobre os principais cuidados para eliminar o mosquito transmissor. Dengue, Zika e Chikungunya fazem parte das doenças que são transmitidas pelo mosquito.

 

Como não temos casos, Tubarão continua com seus trabalhos de rotina, como a vistoria na rede de armadilhas, que somam 295 e nos pontos estratégicos, que ao todo são 45, como cemitérios, ferros velhos, materiais de construção e borracharias. Bem como atendendo toda a comunidade com as investigações de denúncias de novos casos.

 

“Quanto a questão da dengue estamos tranquilo, mas devemos ficar em alerta, porque na região temos municípios considerados infestados, como é o exemplo de Florianópolis. Qualquer pessoa que saia do município ou do estado corre o risco de trazer na carona um mosquito, uma vez que essas localidades estão infestadas, por isso precisamos manter as vistorias”, pontua o coordenador do Programa Municipal de Combate as Endemias de Tubarão, Hélio de Oliveira Júnior.

 

Desde o início do ano sete focos do mosquito foram registrados nos bairros de São Cristóvão, Revoredo, Vila Moema, dois na Vila Esperança, Centro, Vila Esperança e no bairro São joão margem esquerda, onde todos foram devidamente vistoriados e cuidados.
A população pode solicitar atendimento ou registrar alguma denúncia ligando para Programa de Endemias, no número 3621-9627. “Assim tiraremos todas as dúvidas e se necessário, vamos ao local para fazer uma abordagem ao morador”, relata Hélio.