Barreira física vai impedir passagem de veículos de grande porte na ponte da rua Sílvio Búrigo

A ponte provisória de madeira sobre o rio Corrêa na rua Sílvio Búrigo (Acesso Sul), no bairro Monte Castelo, receberá nesta semana uma barreira física com limitador de altura para impedir a passagem de veículos com peso superior a 10 toneladas. A medida tem por objetivo preservar a segurança da estrutura que tem sofrido com o tráfego constante de veículos de carga apesar da sinalização e das ações constantes de fiscalização.

 

A barreira física será feita com trilhos cedidos pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC). A ideia é criar uma espécie de pórtico ou trave com altura máxima de 2,20 metros de altura. Com isso, caminhões de carga de grande porte não poderão mais passar pelo local e a entrada ou saída de Tubarão por essa região precisará ser feita pela avenida Severiano Albino Corrêa (bairro Fábio Silva) ou rua São João (bairro Morrotes).

 

A gerência de Trânsito da secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento do município já comunicou a empresa Transportes Capivari Ttda (TCL), que tem itinerário de transportes de passageiros na região, sobre a limitação da passagem de ônibus de grande porte até que uma nova ponte de concreto seja construída em substituição à antiga estrutura que foi interditada no mês de junho.

 

Duas alternativas foram discutidas: a baldeação dos passageiros, que desceriam de um ônibus num lado da ponte e embarcariam em outro veículo no lado oposto, e a utilização de micro-ônibus, que não seria afetado pelo limitador de altura.